Vale a pena cuidar dos cabelos?

Vale a pena cuidar dos cabelos?

Não podemos negar que cuidar do corpo pode trazer muita dor de cabeça, porém é difícil encontrar alguém que isento de vaidade e os cabelos estão em primeiro lugar quando o assunto é beleza. Mas até que ponto vale a pena cuidar dos cabelos?

Um cabelo bonito é um cabelo saudável?

Primeiramente vamos descobrir qual médico devemos procurar quando o assunto são os fios. Existe uma área na dermatologia chamada tricologia e esta  é responsável pelo estudo dos fios, couro cabeludo e pelos, então se você tiver queda de cabelo, inflamações ou qualquer outra alteração nos fios e pelos, já sabe quem procurar. Mas o que os profissionais dizem sobre a relação beleza capilar X Saúde? Vamos descobrir.

Ter um cabelo sedoso e com brilho é sinal sim de saúde pois tem grandes chances de indicar que o organismo está em ordem. Qualquer sinal de mudança nos fios, queda ou qualquer outra alteração, procure um médico para que seu problema seja resolvido o quanto antes.

Quais os cuidados básicos devemos ter com os cabelos?

1° – Lave bem. O cabelo quando  não lavado bem pode começar a criar “sebo”, então pelo menos duas vezes na semana recomenda-se lavar os fios, e se conseguir, fuja de água muito quente pois pode fazer  com que a oleosidade do seu cabelo aumente.

2° – Hidratação. 

Recomenda-se pelo menos uma hidratação por semana. Nós sabemos que depende de cada tipo de cabelo, pois os cabelos cacheados e crespos merecem uma atenção especial pois tendem a ter uma dificuldade maior de passar a oleosidade para todo o fio.

3° – Corte os cabelos regularmente.

Eu sei que você pode estar passando por um processo de crescimento e que fique nervosa ao ouvir sobre cortar os cabelos, mas você sabia que cortar as pontas a cada três meses pode fazer com que o aparecimento de pontas duplas seja barrado? Temos então um bom motivo para cortarmos com frequência.

4°Proteja os fios contra os raios solares.

Os nossos fios são frágeis e uma exposição excessiva ao sol pode danificar não só os cabelos, mas também o couro cabeludo. O cabelo tende a ficar seco quando exposto a altas temperaturas então o melhor a fazer nestas situações é usar bonés, chapéus e até um protetor solar para os cabelos.

5°Mantenha uma dieta saudável.

O nosso cabelo também faz parte do nosso corpo, então tudo que ingerimos irá fazer efeito nas madeixas. Recomenda-se incluir na dieta os alimentos ricos em Zico, ferro, cobre e vitamina B12. Em todo caso, contrate um nutricionista.

Enfim..

Os cuidados citados acima, são os básicos que qualquer pessoa deve ter, entretanto cada caso é um caso. Aconselha-se descobrir o seu tipo de cabelo e começar a tratá-lo como ele necessita, pois o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. Cabelo saudável, saúde impecável.